Inovação tecnológica no setor de logística

Investir na área de logística exige muito tempo e dedicação. Aliar disponibilidade de frotas, restrições feitas pelos clientes, estoque em depósito e prazos de entregas demanda muita organização para conciliar todas as informações e otimizar o serviço. Inovações tecnológicas não param de surgir justamente para auxiliar as empresas que atuam neste setor, sempre buscando a excelência na entrega, o cumprimento de prazos e a satisfação do cliente. É importante que o responsável pela gestão desta área se mantenha sempre atualizado com relação ao desenvolvimento de sistemas e aplicativos que ajudam a diminuir os custos em todos os aspectos, desde a administração do estoque até o transporte de fato.

Apostar em sistemas informatizados agiliza a troca de informações em todas as pontas do setor de logística e ajuda a tomar decisões de maneira mais rápida e inteligente, reduzindo os riscos do negócio. E em tempos de compras e vendas pela internet, em que tudo está sempre à mão para o consumidor, uma boa ideia é apostar em métodos que façam a entrega no mesmo dia em que a compra foi realizada.

Nos Estados Unidos a prática é chamada de ‘same day delivery’ que significa, literalmente, entrega no mesmo dia. Conseguir implantar esse sistema é um desafio que pode render bons frutos, já que uma das maiores ‘torturas’ para quem usa o e-commerce é aguardar o prazo de entrega (que pode demorar semanas). Mas é claro que algumas condições precisam ser impostas: limitações geográficas, quantidade de pedidos e horário para finalização da compra devem ser implantadas para garantir a eficiência deste sistema.

Outra opção que também pode ser adotada para otimizar a gestão de logística e facilitar a vida de quem trabalha nos depósitos e precisa saber onde está cada item. A organização do inventário é parte fundamental nesse processo e, além de agilizar todas as etapas, pode ajudar também a reduzir custos e melhorar a saúde financeira. Empresas do mundo inteiro utilizam diversos sistemas diferentes para organizar seus estoques, como a separação dos itens por cores (etiquetas ou embalagens), código de barra ou tecnologia de identificação por frequência de rádio (RFID) e até utilização de aplicativos para facilitar a gestão dos depósitos. Todo o desenvolvimento destas ferramentas é pensado sempre de forma a reduzir custos e tempo para encontrar cada item no estoque e aumentar a eficiência do setor de logística.

A gestão deste setor é particularmente importante porque ajuda a evitar prejuízos que podem deixar a empresa comprometida. Afinal de contas, o estoque é mantido pelo capital de giro da empresa e um controle mal feito (ou a falta de organização na gestão) pode causar rombos nas contas. Por isso, encontrar uma ferramenta que possa automatizar esses processos é uma saída cada vez mais comum, com diversas possibilidades de organização. Reduzindo a quantidade de trabalhos manuais e colocando as informações básicas dentro de um sistema, as chances de erro também são reduzidas e é possível ter um controle maior de entrada e saída de produtos e da necessidade de abastecer o estoque, aumentando a produtividade e tornando todo o processo mais eficiente.

Outro exemplo de como a tecnologia pode ajudar a otimizar esta área é na integração dos processos. Um sistema que ligue uma ponta à outra dentro da cadeia de produção pode melhorar o tempo e a eficiência desde a compra até a entrega dos produtos. Um sistema integrado pode, por exemplo, fazer com que assim que a compra for efetuada, uma equipe do depósito receba um alerta sobre a necessidade de preparar determinado item para envio. Assim que esta etapa estiver concluída, é a vez do setor do transporte ser acionado para recolher a encomenda e leva-la até o cliente, tudo de forma automatizada, ágil e dinâmica.

O uso de sistemas informatizados, aliás, é uma das ferramentas mais importantes para o responsável pela gestão de logística de qualquer empresa. Usar aplicativos na nuvem que ajudem a organizar o estoque ou a utilização de ferramentas que ajudem a calcular os gastos por veículo em cada entrega também são ações essenciais para o sucesso deste segmento. Existem diversas empresas online de gestão de fretes, que ajudam a calcular quantidade de combustível e valor de pedágios para entregas em todo o país, e apostar nesse tipo de serviço para facilitar o cálculo e montar um planejamento com toda a previsão de gastos ajuda a manter a saúde financeira do empreendimento e evitar surpresas futuras.

Estas ferramentas também surgem para auxiliar no relacionamento com o cliente, para entender quais são os pontos positivos e negativos do serviço e quais os pontos que devem ser melhorados. Com um monitoramento adequado da qualidade do serviço, desde o momento do pedido até a entrega, é possível entender as necessidades de cada cliente e conhecer as mais variadas opiniões sobre o serviço, o que será fundamental para o crescimento e desenvolvimento da própria empresa.

Ao contrário da forte tendência de alguns anos atrás, quando a terceirização se tornou comum em vários setores da indústria, a primarização vem tomando conta de muitos segmentos e a logística está entre eles. Empresas que decidem investir na própria frota e tomar conta da parte de entregas de seus produtos, cortando o intermédio das transportadoras, precisam estar atentas às novidades do mercado e às novas tecnologias que surgem para esta área. O investimento principal está no uso dos mobiles, como smartphones e tablets, para gerir de maneira mais eficiente e integrada toda a área.

Promovendo a capacitação de motoristas e funcionários do setor para lidar com as novas tecnologias, é possível utilizar sistemas e aplicativos que sejam capazes de fazer a integração de informações em todas as pontas da cadeia produtiva. É possível, através do mesmo sistema, colocar todos os funcionários a par do que está acontecendo: gestores podem monitorar as atividades da equipe e motoristas podem informar a seus superiores o status da entrega ou eventuais problemas que possam surgir durante o percurso. A qualificação de motoristas também é fundamental para o sucesso desta estratégia. Profissionais que sejam capazes de avisar em tempo real e hábil o status do transporte da carga facilitam também a tomada de decisões importantes e que podem definir toda a operação de transporte.

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